[BuJo] Bullet Journal, o que é?



Decidi criar o meu primeiro bullet journal



O bullet journal tal como é conhecido atualmente foi criado por Rydel Carroll. A ideia é simples: organizar. Podem pensar, mas para isso já temos uma agenda todos os anos e mil uma aplicações web e mobile que nos facilitam a vida. Tudo verdade e cada pessoa tem o seu método de organização, confesso que mesmo sendo eu da área de informática nunca gostei muito de usar o calendário da google ou qualquer outro tipo de aplicação que me ajudasse a organizar o meu dia-a-dia e para mim o principal motivo (para além do meu desleixo) era mesmo não ser visualmente apelativo e chamativo de ir estruturando.
Em relação às agendas (de papel), é necessário que o sistema da agenda funcione para quem a usa. Já tentei fazer uso de vários tipos de agenda, mas a extrema semelhança entre elas acaba por me cansar. Apesar disto, todos os anos compro uma, pois fico sempre na ideia de tornar em algo especial, onde teria memórias de um ano inteiro. Infelizmente é uma ferramenta demasiado impessoal para que ao fim de um ano tenha lá memórias que realmente valham a pena reler.

O conceito do bullet journal que também inclui o agendamento, torna-se muito mais versátil e útil para mim, por vários motivos:

  1. Adoro criar/desenhar/inventar e aqui é exatamente isso que fazemos, temos um caderno em branco e vamos criar a nossa própria ferramenta de trabalho, de vida pessoal. 
  2. Posso escolher como organizar o meu mês, semana ou dia. 
  3. Posso a qualquer momento ter uma página inteiramente dedicada a uma memória em especifico e posso embelezar essa página como bem entender. 
  4. Posso ter "trackers" do que eu quiser. Tracker do meu peso, dos meus seguidores, do meu humor, etc. 
  5. Posso ter listas de coisas que me são úteis para o dia-a-dia, por exemplo, lista de comida para a semana ou lista do que levar ao ginásio. E isto é fantástico, conseguir ter tudo no mesmo espaço, pois sou extremamente desorganizada e facilmente esqueço-me de coisas. 
Vamos passar à estrutura geral de um bullet journal..
  • Índice. Todas as páginas devem estar numeradas e no índice ir sendo adicionado temas e paginas correspondentes. Não é necessário adicionar tudo de uma vez! Isto é um processo de construção de um ano, não é preciso organizar tudo de uma vez, nem é esse o objetivo.
  • Log de eventos futuros. No meu caso foi das primeiras coisas que fiz. Escrevi o calendário de todos os meses com datas de aniversário, feriados e férias. É algo que dificilmente vou alterar, no entanto deixei espaço para mais eventos.
  • Log do mês. Criei o log do mês de março, apontando todos os dias numa paginas com espaço para agendar possiveis atividades para esses dias, tanto a nivel pessoal como do blog. 
  • Existe ainda o log semanal e diário. No caso do semanal, todas as semanas se cria uma entrada nova no nosso journal, no diário é a mesma coisa mas diariamente.
Outro detalhe importante: usar uma lista de símbolos. Supondo que temos 3 anotações no dia 1 de março: 
[x] Limpar Quarto
>    Arrumar sala
 -      Ir ao cinema

O primeiro símbolo é para tarefa cumprida, o segundo para agendar noutro dia e o terceiro é um evento. Isto é só um exemplo de símbolos possíveis para usar no agendamento de tarefas diárias ou semanais. 

Deixo-vos com mais fotos relativas ao meu log de eventos futuros e ao mês de março!




Aqui ficam os trackers que fiz para mim:
  • Despesas
  • Humor
  • Peso
  • Hábitos diários







O bullet Journal passará a ser uma rubrica no blog, uma vez que todos os meses apresentarei como organizo esse mesmo mês. Como é o primeiro que faço, é importante ir testando formas diferentes de organizar :)

Tags:

Share:

4 comentários

  1. Olaaaa :)
    Que planner taaaao fofo! 💗


    Muito sucesso!


    Beijokitaz

    ReplyDelete
  2. O teu bullet journal está lindo! Super inspirador. Vou começar o meu em breve, só me falta mesmo o caderno eheh.

    My Own Anatomy ♡

    ReplyDelete